fbpx
preciso-saber-onde-entulho-descartado

Tenho mesmo que saber onde o entulho da minha obra é descartado?

Você já parou para pensar para onde vai a quantidade enorme de entulhos gerados na construção civil no DF? 

Se nunca pensou, fique tranquilo, você não é o único. Ainda temos muitas pessoas que não fazem ideia para onde vai esse entulho e é por esse motivo que resolvemos escrever esse artigo.

Em Brasília temos pouquíssimos locais autorizados para receberem os entulhos gerados pela construção civil e os resíduos provenientes de limpeza de terrenos, como podas. 

Um dos principais locais para descarte disponibilizado pelo GDF (Governo do Distrito Federal), é chamado de URE (Unidade de Recebimento de Entulhos), e fica localizado na Cidade Estrutural. 

A URE passou a ter essa nomenclatura em 2018, após o antigo Lixão da Estrutural sofrer uma série de mudanças, sendo a principal delas a impossibilidade de descarte do lixo orgânico neste local, o qual ficou exclusivo para os Resíduos da Construção Civil (RCC).

 Preparamos em nosso instagram um post falando sobre a URE.

Desta forma, as empresas transportadoras de entulho credenciadas, como é o caso da Cerrado Entulho, fazem sempre o descarte na URE. 

Com isso para cada caçamba descarregada uma taxa é paga, a qual é regulamentada pela resolução Nº 17/2019 da Adasa, bem como é gerado um documento denominado CTR (Controle de Transporte de Resíduos), que será assunto em outro post. 

Portanto é de suma importância você saber para onde será destinado seu entulho, até porque o gerador, aquele que produz o entulho, é o responsável por sua destinação. 

Desse modo, exija de qualquer transportador que seja emitido o CTR, a fim de impedir que haja o descarte de forma clandestina. Isso porque, quando contratamos uma empresa transportadora que não emite o CTR, o descarte é feito de forma irregular, ou seja, ela vai jogar o seu entulho em qualquer lugar, poluindo o nosso cerrado e causando um dano ambiental, o que é crime! 

Você não vai querer ficar com esse peso na consciência, né?! Sem contar o risco de ser penalizado pelas autoridades de Brasília. 

Elimine todas as suas dúvidas antes de alugar uma caçamba.